Tem coisa que a gente simplesmente sente. A juventude não avisa quando vai embora. Um dia você acorda e percebe que tem um travesseiro favorito e uma opinião muito forte sobre ele.
Se você anda desconfiando que a sua fase “uhul” virou “ai, minha lombar”, aqui vai uma lista de sintomas clássicos que indicam que você está, sim, ficando velho:
- Dores inexplicáveis Acordou com dor nas costas sem ter feito absolutamente nada? Bem-vindo ao clube. Não é sobre viver intensamente, é sobre viver sentado torto.
- Gírias que você não entende “Cringe”, “flopou”, “tudo pra mim”… Se você precisa de um tradutor simultâneo pra conversar com um Gen Z, o tempo passou.
- Reclamar de barulho Você já não entende como as pessoas conseguem gostar de música tão alta. E começou a frase com “essas pessoas”.
- Dormir cedo é um prazer Aquela saídinha que começa às 23h? Recusada com gosto. Nada supera o conforto do edredom e do barulho do ventilador.
- Você tem uma gaveta só de cabos e carregadores antigos E guarda porque “vai que um dia precisa”. Spoiler: não vai.
- Você assiste ao Fantástico e diz que é só pra relaxar Na verdade, é pra saber se a semana vai começar em paz. O show da vida agora é o boletim meteorológico.
- Passa tempo comparando preço de supermercado E reclama dos tempos em que o Yakult vinha com cinco. Spoiler: ainda vem, mas custa o triplo.
- Começou a frase com “no meu tempo…” E foi até o final com orgulho. Porque, convenhamos, o Orkut era melhor que qualquer rede social atual.
- Não sabe mais quem é famoso Reconhece mais o William Bonner do que o Xamã. E tudo bem. O importante é saber quem é a sua dermatologista.
- Tem uma planta que você trata melhor do que muita gente E ela tem nome. E você conversa com ela.
Se você se identificou com três ou mais itens dessa lista, parabéns: você entrou oficialmente na fase “nostálgico com motivo”. Mas calma, envelhecer é um privilégio. E se você tem bom humor pra rir disso, então é sinal de que está indo muito bem.
(E sim, essa dor na lombar vai continuar. Melhor investir numa boa cadeira.)
—
Veja também:
Velho afogando o ganso com uma gatinha
É assim que se deturpa uma imagem.