Você foi convidado pra participar do nosso podcast, e além de emprestar seu tempo e inteligência ainda vamos dar mais trabalho… Mas agora que você chegou até aqui não vai desistir, né? Calma que é mais fácil do que parece!
Vamos lá:
1. Como será a conversa?
O TRETA Talks (#TretaTalks) é um podcast em formato de talk show, que traz um papo informal sobre um tema importante da atualidade. Nossa conversa pode durar de 30 a 60 minutos (dependendo da sua disponibilidade), em uma chamada de voz/áudio através do Skype (mais usado), nas plataformas online (não precisam ser instalados) Hangout, Zencastr ou Discord, ou qualquer outro.
2. Quais equipamentos preciso ter?
Além de um ambiente silencioso, para participar da gravação remota de um podcast você vai precisar de:
- fones de ouvido (para evitar que o seu áudio ecoe na captação)
- computador (para realizar a ligação e a gravação local)
- internet razoável (para a ligação não ficar falhando)
O seu microfone, portanto, pode ser tanto de um headset (embutido num fone de ouvido), quanto o do próprio computador*.
* No celular não é possível gravar o áudio enquanto uma chamada está em andamento, mas você pode gravar pelo celular enquanto realiza a chamada pelo computador ou vice-versa.
3. Quais programas instalar?
Para que o programa final tenha uma boa qualidade de áudio é fundamental que cada participante do podcast grave sua voz localmente, sem os cortes e chiados do programa usado para o bate-papo remoto. Para isso, além de eventualmente instalar o Skype (para a ligação), você vai precisar de um programa simples de gravação de voz.
Apesar dos sistemas operacionais já trazerem gravadores de voz nativos, o programa de gravação mais usado e recomendado, simples, completo e gratuito, para Windows ou Mac, é o Audacity.
OBS: É importante realizar uma gravação teste para ter certeza se tudo está funcionando corretamente, além de perceber ruídos, etc.
4. Como envio o arquivo?
Depois do papo gravado, você pode salvar/exportar em mp3 ou no formato padrão do programa utilizado; e posteriormente enviar utilizando ferramentas como o Dropbox, Google Drive, Mega ou We Transfer.