Novo padrão sextavado de tomadas brasileiras Existem hoje no Brasil mais de 14 tipos diferentes de tomadas e 12 de plugues (aqueles que conectam os equipamentos à rede elétrica), mas isso irá mudar, já que a norma NBR 14136, baseada em normas internacionais de segurança, padroniza esses dispositivos em apenas dois modelos: para correntes de 10A ou 20A, com 3 pinos redondos e em formato sextavado.

Além de aumentar a segurança das pessoas contra choques elétricos, o novo padrão também reduz o número de configurações de plugues e tomadas vendidos no país, garantindo, com o passar do tempo, que não haja mais problemas, com a conexão de diferentes plugues em modelos distintos de tomadas. A norma, publicada em 2002, também prevê o terceiro orifício para o condutor de proteção (“fio terra”), evitando choques elétricos. O uso do fio terra e consequentemente, o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337. Na prática, por falta de organismos que fiscalizem essas instalações, a segurança dos consumidores ainda fica comprometida. Assim, o novo padrão auxilia no cumprimento dessa lei à medida que proíbe os fabricantes de produzirem plugues e tomadas de outros modelos, sem o pino terra.

enfiando metendo socando no buraquinho

Praticamente um stopmotion sexual de uma tomada novinha.

Mas você que teve saco e leu até aqui, ta se perguntando, o que diabos eu tenho com isso. Bom à questão é: será que o INMETRO nos fará trocar de logo?

novo layout treta

Projeção do nosso novo layout caso tenhamos novos problemas com a legislação.

E agora Ivo? COMOFAS?

(Nota do editor: saiba mais em: https://www.treta.com.br/ode-s-conexes-da-vida)


 

8 comentários