HOME              SOBRE              ANUNCIE              CONTATO

Finalmente, após muita firula e uma espera angustiante, eis que revelamos qual é o novo hype que irá movimentar a blogosfera brasileira e colocar o TRETA na lista negra dos maiores e melhores blogueiros deste país.

Depois de listas e mais listas tentando rankear os blogs nacionais segundo critérios discutíveis, e depois do polêmico Mapa da Blogosfera Brasileira, eis que surge um novo caos na paranóia da classificação dos blogs.

É com muito prazer, honra e satisfação que o TRETA orgulhosamente apresenta o primeiro, único e badalado SUPER TRUNFO BLOGS, um carteado malemolente onde estão representados 100 dos melhores e mais visitados blogs brasileiros, cada qual com seus dados estatísticos e sua avaliação técnica criteriosa, para ser jogado segundo as regras do Super Trunfo original.

O baralho conta com 100 cartas personalizadas, cada qual com 8 itens de confrontamento – PAGERANK, autoridade no TECHNORATI, número de ASSINANTES do feed, e notas distribuídas de 0 a 10 pela banca de especialistas do TRETA nos seguintes quesitos: LAYOUT, TEXTOS, ORIGINALIDADE, INFLUÊNCIA e PARANÓIA ADSENSE (saiba mais sobre os critérios e elementos utilizados na classificação e pontuação de cada carta no rodapé deste post).

Para seu maior conforto, disponibilizamos um arquivo de Word (.doc) para download com todas as cartas. Baixe, imprima, recorte e saia jogando com seus amigos e inimigos:

SuperTrunfo Blogs 2.0.doc
EasyShare | 2,99 MB

Sem mais delongas, vamos às cartas:

Agora que você já viu nosso baralho do barulho, vamos às explicações, esclarecimentos e desculpas esfarrapadas relevantes:

1. Os blogs selecionados foram escolhidos devido a critérios objetivos (estatísticas e rankings anteriores) e subjetivos (estarem na lista de favoritos dos membros da equipe TRETA). Não adianta chorar. Se quiser que a gente faça uma carta representando o seu blog na próxima tiragem do jogo, dê-nos um bom motivo aqui.

2. O índice PAGERANK, classificação do Google medida pela quantidade e qualidade de links que um site recebe, foi obtido aqui a partir do URL mais difundido de cada blog.

3. O índice TECHNORATI foi obtido – dã! – no próprio. Ele representa a Autority de cada blog e pode não estar disponível se o mesmo não tiver sido cadastrado ou indexado pelo site.

4. O índice ASSINANTES representa o número de assinantes do feed de cada blog em 8 e 9 de setembro de 2007, conforme estatísticas do FeedBurner. O dado estará indisponível, portanto, para blogs não cadastrados no serviço ou que não forneçam esta informação.

5. O quesito LAYOUT, pontuado de 0 a 10, foi avaliado segundo os critérios de beleza, navegabilidade e originalidade dos templates pela nossa banca de avaliadores. Dada a subjetividade da coisa, não há qualquer tipo de precisão científica nas notas e provavelmente haverá um sem número de opiniões discordantes – que não nos interessam.

6. O quesito TEXTOS, pontuado de 0 a 10, foi medido conforme os critérios de uso adequado da linguagem empregada, distribuição de idéias, clareza e originalidade dos textos pela nossa banca de avaliadores. Idem.

7. O quesito ORIGINALIDADE, pontuado de 0 a 10, representa o grau de pioneirismo e criatividade do blog ao que ele se propõe, abrangendo todos os seus aspectos: nome, temática, seções, títulos, postagens e etc. Idem.

8. O quesito INFLUÊNCIA, pontuado de 0 a 10, significa o quão formador de opinião pode-se considerar o autor do blog, analisando não só os dados estatísticos, mas também o grau de respeito e atenção que o blogueiro possui junto à blogosfera. Idem.

9. O quesito PARANÓIA ADSENSE, pontuado de 0 a 10, diz respeito ao índice geral de preocupação do blog com otimização, monetização, “diggerização”, SEO, jabá e afins. Idem.
OBS: No momento do jogo, os participantes podem definir que, para este critério, vence cada embate aquele que tiver a menor nota. Se esse tipo de paranóia é benéfico ou não vai da opinião pessoal dos jogadores.

10. Se você não concorda com alguma das notas ou índices do baralho, argumente aqui para que possamos corrigir o erro.

O Super Trunfo Blogs é uma idéia original do TRETA, feito à mão e mouse pelos obstinados membros deste blog. Nossa intenção é a melhor possível. Use e abuse da idéia: a reprodução total ou parcial da “obra” é totalmente permitida – e recomendada. Pedimos apenas a gentileza de incluírem um link para www.treta.com.br, como forma de reconhecimento pelo esforço hercúleo – afinal de contas os tratamentos para tendinite estão caríssimos.

Agradecimentos especiais: à toda galera que esperou enchendo o saco nos comentários pela compreensão (foram só 6 horas de atraso!), à sempre genial Maria Amélia pela idéia, à minha mãe pelo lanche, à Coca-Cola e à Souza Cruz pelo combustível, e aos ilustres blogueiros brasileiros pela inspiração. Montar este painel me fez ver o que temos de virtuoso e o que ainda temos pra melhorar.

Paz na terra. E na blogosfera. Amém.

ATENÇÃO!
O nome e a marca Super Trunfo são de inteira propriedade de Grow Jogos e Brinquedos S.A. e não será explorado comercialmente por este blog. Todos os direitos reservados à empresa.

(Não deixe de ler também o FAQ com as perguntas imbecis freqüentes dos internautas e blogueiros sobre o Super Trunfo Blogs)