O Ecad – Escritório Cara-de-pau de Arrecadação Descabida, de pública, notória e não-ilibada reputação, notificou alguns blogueiros brasileiros como o Caligrafitti para que paguem uma mensalidade de R$ 352,59 a título de direitos autorais, simplesmente por publicarem (embutidos) vídeos do YouTube e Vimeo – exatamente como o TRETA e todos os outros blogs do universo.
Não obstante a discussão sobre a iniciativa da entidade privada ser de má-fé ou mera ignorância de seus executivos, a internet já ponderou o assunto e respondeu com alguns milhares de artigos e comentários publicados em blogs e nas redes sociais – o YouPix, como sempre, fez um ligeiro e providencial compilado sobre o tema.
A fanpage do Ecad, onde uma nota de esclarecimento ainda mais obscura que a cobrança inicial foi publicada na tarde desta quarta-feira, claro, está bombando. Assim como as mentions para o @Ecad_Oficial no Twitter. E a galera ainda deve xingar muito.
O desejo de rechear os cofres do escritório com dinheiro blogueiro, como não poderia deixar de ser, acabou virando meme:
Fizemos estes e alguns outros no manifesto publicado no Não Salvo.
Pra essa galera gananciosa, fica a lição: blogueiros, unidos, jamais serão extorquidos!
– – –
Fonte: O Globo