Os entendidos de publicidade ainda podem estimar quanto custa a veiculação de um anúncio em uma mídia qualquer. Mas você, leitor comum, sabe quanto custa uma propaganda de 30” durante o Jornal Nacional? Provavelmente mais do que o seu salário em um ano, pode saber. Agora imagine então o preço de um merchandising discreto no próximo Tropa de Elite? – “Zero-dois, traz a Assolan!”
Quem mexe com publicidade sabe que a melhor jogada neste mercado é gastar o mínimo possível de uma forma inteligente o suficiente para amplificar o alcance da audiência contratada. O micro-empresariado brasileiro não explora tão bem quanto poderia o conceito de marketing de guerrilha para faturar com boas idéias sem gastar muito. Mas as grandes empresas estão sempre ligadas, isto é fato – basta observar qualquer lista de bons virais dos últimos anos.
Um bom negócio, em se tratando de divulgar algum produto, marca, link ou qualquer informação que seja, é gastar pouco em uma campanha original e ganhar muito com o resultado espontâneo.
Pra chamar atenção pra sua marca de uma forma inusitada, você pode esconder iPods dentro de picolés premiados, pode patrocinar o higienizador genital do Big Brother Brasil, ou pode apelar para técnicas ainda mais guerrilheiras (e mais baratas), como comprar um banner no TRETA.
E aí vem a pergunta que não quer calar:
Quanto você acha que custa essa pamonha?
Não é jogada de vendedor. Eu estou perguntando pra vocês justamente porque eu não faço a menor idéia. Não criei o blog pra vender publicidade mas com o tempo a idéia não me soou tão mal. E agora eu quero saber: no fundo do seu coração, o retorno comercial que a sua marca pode ter se expressa pecuniariamente em quantos reais?
Pra que você mesmo possa avaliar esta importante questão, vou dar-lhes alguns dados sobre a nossa audiência e relevância:
(*) Estatísticas contabilizadas em 31/01/2008
4 = PageRank
16º = Ranking BlogBlogs
771 = Authority Technorati
1.792 = assinantes de feed
769.654 = total de visitantes únicos
143.480 = média mensal de visitas
214.942 = média mensal de pageviews
4.783 = média diária de visitas
7.164 = média diária de pageviews
1,5 = páginas por visita
E mais:
466 = postagens
8.180 = comentários
4 = versões de layout
3 = processos judiciais
2 = invasões hackers
1 = suspensão por falta de pagamento
0 = links no KibeLoco
Outra informação das mais expressivas é o gráfico de ORIGEM DOS VISITANTES que aportam no nosso site:
E, claro, não podemos deixar de traçar o PERFIL do nosso visitante médio:
Pois bem, agora que já deu pra você ter uma mínima noção do potencial que o seu anúncio pode atingir se devidamente estampado sob o glorioso pendão da nossa tomada, fica registrada a nossa proposta:
Até que a gente consiga auferir uma quantia adequada para cobrar pela publicação mensal de um banner aqui no TRETA, estamos leiloando a veiculação inaugural.
Do dia 1º/02 até o fechamento das propostas em 29/02, o lance mais ousado que nos for enviado vai ocupar o lugar onde hoje está o banner do Kibe Loco até que a oferta seja coberta por outro anunciante.
O felizardo que arrematar a bagaça no final do processo licitatório vai enfiar o anúncio que quiser com um link pra onde bem entender num banner de 468×60 pixels, fixo no topo de todas as páginas do site durante todo o mês de Março de 2008. E ainda leva de lambuja um link eterno e vitalício em algum lugar da capa do site enquanto este estiver no ar. Lavrado em cartório.
E pra provar que as nossas gambiarras são feitas com toda transparência, segue a lista fixa com todos os lances – e respectivos proponentes – que nos foram enviados até o momento:
R$ 1.300,00 | ||
R$ 1.200,00 + 1 ano de cesta básica | ||
Paulo Mourão |
R$ 1.000,00 | |
Japublicidade |
R$ 980,00 | |
Wagner |
R$ 800,00 + 1 pizza | |
R$ 700,00 + 3 Lucky Strikes | ||
Vanderlei Feyth |
R$ 700,00 | |
R$ 650,00 + 3 Halls Preto + 1 LP do Wando | ||
Daniel |
R$ 365,00 + 10 Roskof | |
R$ 361,00 + 1 backbanner | ||
Eric Forin |
R$ 360,00 + 40L de gasolina | |
Henrique Rai |
R$ 350,37 + adicionais trabalhistas | |
R$ 350,00 + pay-per-view do BBB8 | ||
Souzadc |
US$ 200,00 | |
R$ 280,00 | ||
R$ 200,00 + vale-transporte | ||
Tyara Gaedtke |
R$ 150,01 + 2 caixas de Bohemia + 1 Smirnoff | |
Lemao |
R$ 150,00 + rodada de chope + lanche | |
R$ 175,00 + 1 backlink | ||
Felipe Gubert |
R$ 160,00 | |
R$ 150,50 + 1 hentai | ||
Michel Morais Luiz |
R$ 150,50 + 1 camisa Hering branca | |
Cafeína |
R$ 155,50 | |
R$ 150,01 + 2 balas + 1 churros | ||
Amigos do Mário |
R$ 151,00 + 15 estalecas | |
R$ 150,01 | ||
Leonardo Grimm |
R$ 150,00 | |
Samuel Ribeiro |
R$ 117,84 + 8 Brahmas Extra | |
R$ 100,00 + vale-transporte | ||
R$ 30,00 + 15 maços de cigarro | ||
Hélio Pinheiro |
US$ 30,00 | |
R$ 50,00 | ||
Leandro |
R$ 7,50 + 1 caixa de Bohemia | |
Alben de Oliveira |
R$ 30,00 |
+ Pocket Scorpion Offers:
R$ 10,00 = Tampa
R$ 10,00 = Rafael Flores
R$ 10,00 = Victor
R$ 10,00 = Graffo
R$ 10,00 = Holy
R$ 8,00 = Garrit
R$ 5,75 = Lucas
R$ 5,50 = Jaque
R$ 5,00 = Alecto
R$ 5,00 = Cristiano
R$ 0,55 + 2 Bohemias = Marcos
R$ 2,50 = Gabriel
R$ 2,50 = Paulo
R$ 2,01 = Codinome H
R$ 2,00 = Bruno Coelho
R$ 2,00 = Alan M.
R$ 1,99 = Iceman
R$ 1,99 = Mau Faccio
R$ 1,00 = Flávio Argeu
R$ 1,00 = Parkyns
R$ 0,75 = Rafael Lopes
R$ 0,69 = Vinicius
R$ 0,55 = Emily
R$ 0,51 = Compulsivo
R$ 0,50 = KibeLoco
E você? Quer pagar quanto?
Para participar do leilão, basta preencher e enviar o formulário abaixo com os dados do seu lance:
OBS.1 – A partir de agora, não serão contabilizados lances iguais ou inferiores à maior oferta publicada na lista acima.
OBS.2 – A forma de pagamento pode ser via depósito ou transferência bancária, ordem de pagamento, PayPal ou, dependendo da “natureza” da prestação oferecida, pessoalmente.
OBS.3 – Não serão permitidos anúncios com conteúdo ilegal. Contudo, não serão proibidos anúncios com conteúdo imoral.
Então é isso. No final dessa história eu espero poder confirmar a minha constatação de que qualquer trocado sincero é mais bem-vindo que a mixaria paga pelo Google Adsense ou pelo UOL Afiliados em troca da minha alma.
Além de finalmente descobrir quanto vale um maldito banner no TRETA, pretendo fomentar este debate para níveis extra-oportunistas – e reunir as informações que eu preciso para elaborar um Kit de Mídia atraente e justo aqui pro nosso esforçado, porém inglório, Departamento Comercial.
Se você quer anunciar a sua marca de qualquer outra forma além do banner padrão, envie a sua proposta. Estamos estudando alternativas publicitárias que incluem desde pacotes completos de patrocínio e releases pagos até a veiculação de links patrocinados, anúncios de texto e outras formas de anúncios relevantes. Em suma, fazemos (quase) qualquer negócio.
E se você também tem um blog ou site e quer participar deste movimento pela sustentabilidade blogueira, encare isto como um meme (porra, se você realmente tem um blog, a essa altura já está careca de saber o que é um meme) e diga aos quatro cantos da blogosfera quanto você cobra pra veicular um banner durante 30 dias na sua página. Quem ousar publicar o preço no próprio blog e contar pra gente, leva uma homenagem e um link em futuras postagens sobre o tema.