Quando lançamos a campanha USURA NÃO! para denunciar a falta de respeito com as fontes de conteúdo de alguns blogs avarentos, o nosso relacionamento com o blog Jacaré Banguela, que desde sempre vinha sendo de harmoniosa cumplicidade, estremeceu.
Pra quem não sabe, o estagiário fictício inventado pelo JB, Valdisney Newman, tem este sobrenome em homenagem à minha pessoa, bem como a seção “Vadiagem Malemolente” das sextas-feiras banguelas têm inspiração em alguns posts do TRETA de 2006. Era um relacionamento quase sexual.
Com o advento das denúncias da USURA NÃO!, o nosso então parceiro se viu obrigado a tomar uma posição no debate, e o interesse em permanecer sob as graças do Kibe falou mais alto. Frederico Fagundes, então um dos autores do JB, decidiu ficar em cima do muro, enquanto seu sócio Rodrigo Fernandes escreveu um manifesto de repúdio aos invejosos do TRETA na comunidade JB do Orkut e retirou todos os links para o TRETA do JB. Parecia briga de tia velha recalcada.
O tempo passou, os fatos falaram por si, e a campanha USURA NÃO! virou coqueluche entre os blogueiros brasileiros, sendo estampado até mesmo em blogs globais acusados de plágio e dando origem a um novo blog inteiramente dedicado a vigiar a síndrome de Kibe na blogosfera, o Kibando & Andando.
Concomitantemente, o casal JB entrou em crise e rompeu o relacionamento blogueiro, culminando na saída de Frederico Fagundes do blog, por “divergência ideológica”. Desde então, sem a criatividade de Fred, mas com a bênção de Tabet e do portal Globo.com, o Jacaré Banguela vem se mantendo numa curva decadente de originalidade e lançando mão daquele artifício conhecido para se estabelecer entre os grandes: a usura.
Para alguns, este texto é apenas mais um manifesto invejoso de alguém que teve a autoria de sua idéia perdida no vai-e-vem dos links e deixou de ser mencionado por um blog grande – que nos traria “muitas visitas”.
Para quem me conhece, e sabe que eu estou cagando pressas mixarias, o lance é que está cada vez mais fácil perceber a falta de vergonha na cara de alguns blogueiros com síndrome de popstar, que de tanto saber que seriam criticados pela falta do link de referência, chegam a escrever no rodapé do post: “Epa! Não me venha com bolodórios, a culpa é do Luiz Jerônimo por msn.” E nem um link pro Luiz Jerônimo, dono do excelente blog Tarja Preta, o aprendiz de turco se dignou a colocar.
O post sobre a existência e registro civil do JACINTO LEITE AQUINO REGO foi criado pelo TRETA numa descoberta 100% offline de um amigo pessoal meu através de uma lista de nomes curiosos e seus respectivos CPFs que um colega lhe trouxe do trabalho. Antes de postar eu fiz uma vasta pesquisa para ter certeza de que sairia na internet pela primeira vez nas páginas do TRETA -somente para fins de observação comportamental blogueira.
Ver a piada no JB sem o devido link de referência é só mais uma prova de que “filho de kibe, kibinho é”. E que sem a astúcia e o caráter de Fred Fagundes, o Jacaré Banguela sai definitivamente da lista dos blogs que fazem a diferença para a lista dos blogs que fazem só o de sempre.
Rodrigo, meu caro, pode ficar à vontade e chupar todo o conteúdo do TRETA. Nós não temos nenhum direito à propriedade intelectual do que está aqui publicado, como evidencia o ícone de “copyleft” no nosso rodapé. Só tome cuidado para não fazer disso um hábito. A preguiça e o preciosismo já são marcas registradas de outro blogueiro, e eu duvido muito que uma cópia barata chegue muito longe na vida.