Já faz algum tempo – e não é novidade para os nosso leitores fiéis – que estamos buscando uma forma de transformar o TRETA num empreendimento ganancioso e lucrativo.
Por mais que a gente fique se vangloriando de não ganhar um mísero centavo com o blog, chega uma determinada hora em que a revolta por ver toda a macacada faturando alto com os hypes e demais técnicas matreiras de sensacionalismo extrapola as barreiras do bom senso e nos conduz a uma postura mais agressiva e sedenta pelo vil metal.
Expulsos do Adsense e encurralados pela perspectiva de não encontrar alternativas muito melhores no mercado da exploração de blogueiros (voltaremos a falar sobre este assunto num texto em desenvolvimento que publicarei mais tarde), tivemos que improvisar.
Por sorte, o improviso é um dos pontos fortes do TRETA, e uma idéia simples e eficaz me ocorreu: “Por que não leiloamos a nossa veiculação publicitária?”
Dito e feito. Acompanhado de um desabafo mercenário e das nossas estatísticas de audiência, lançamos o badalado Leilão do TRETA, oferecendo no mercado negro a regalia de um mês de banner e um link eterno na capa do site para o ilustre vencedor de uma disputa que começava com o lance mínimo de R$ 0,50 (num oferecimento da campanha USURA NÃO!).
Foi a maior festa. Em poucos dias de especulação o metro quatrado deste blog já estava mais valorizado do que um link no Kibe Loco e um futuro de fartura despontou no horizonte das nossas ilusões.
O tempo revelou o que só a nossa ingênua benevolência não quis ver: cada um daqueles lances engraçadinhos que aportavam em nossa caixa postal nada mais eram do que perniciosas tentativas de ganhar publicidade gratuita nas páginas do TRETA. Na hora do fechamento do pregão não restou um mísero ofertante para honrar a proposta enviada e arrematar o nosso banner.
A mágoa que estamos sentindo só não é maior devido ao nobre sentimento de cumplicidade que une este blog a todo tipo de malandragem gambiárrica. O oportunista que fatura ao menos um punhado de links sem gastar nenhum tostão será sempre ovacionado em nossas páginas. E, além do mais, fizemos por merecer o papel de trouxas.
No final dessa história, ao menos, um final feliz: enquanto o leilão rolava solto, recebemos algumas propostas muito mais interessantes que quaisquer um dos lances oficiais. Alguns sites de e-commerce se apresentaram para firmarmos parcerias sensivelmente mais generosas que os sistemas de afiliados tradicionais, alguns dos maiores portais agregadores de blogs da atualidade sondaram os termos da nossa participação e, por fim, conseguimos o nosso primeiro patrocinador:
A vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Enquanto nos humilhávamos para barganhar um caraminguá qualquer em troca de um simples banner, a maior produtora de eventos de música eletrônica do Espírito Santo teve a sagacidade de colocar logo um super-banner em destaque no alto do blog.
Justo uma empresa capixaba que promove raves, nosso passatempo favorito, foi inventar de arrematar o “Leilão do TRETA” de uma forma inesperada.
Para eles, uma bagatela.
Para nós, o prenúncio das muitas orgias acachapantes que virão.